O que é CRM

e como utilizá-lo em uma estratégia de marketing

O que é CRM e como utilizá-lo em uma estratégia de marketing

No Marketing Digital, o CRM é uma estratégia poderosa e indispensável para a otimização de processos, aumento de conversão e redução de investimentos. Entenda como ele funciona e como você pode aplicá-lo em suas estratégias e campanhas.

O que é CRM? 

No Marketing Digital, o CRM é uma estratégia poderosa e indispensável para a otimização de processos, aumento de conversão e redução de investimentos. Entenda como ele funciona e como você pode aplicá-lo em suas estratégias e campanhas.

Como funciona o CRM?

O CRM possibilita o armazenamento de dados importantes de clientes atuais e potenciais de forma que seu acesso e utilização se tornam mais fáceis, rápidos e seguros. Assim, tarefas de rotina tornam-se automáticas ou deixam de existir, o que contribui para economia de tempo e melhora do processo como um todo.

Desta forma, é possível mapear a melhor estratégia de marketing, bem como aprimorar os processos de negociação e antecipar problemas no relacionamento com o cliente no pós-venda. Ou seja, o CRM contempla e integra diversas áreas de uma empresa, como marketing, vendas e atendimento, contribuindo para o bom funcionamento de fluxos e melhorias de processos.

Diferenças entre Sistema CRM e Estratégia CRM

A confusão entre os dois termos é bastante comum. Veja como eles se diferenciam:

Sistema CRM:

plataforma onde os dados dos clientes são armazenados e compartilhados. Possibilita extração de relatórios e outras informações relevantes

Estratégia CRM:

conjunto de ideias e processos que colocam em prática as informações disponibilizadas pelo banco de dados, ou seja, o Sistema CRM.

Como o CRM funciona em marketing?

Há diversos benefícios no uso do CRM em marketing:

  • Automatização de processos, como campanhas de e-mail marketing, SMS, WhatsApp, Push Notifications, etc.
  • Personalização de campanhas para captação de novos clientes
  • Melhor compreensão da jornada do consumidor
  • Melhor gestão do funil de vendas
  • Maior retenção de clientes

Isso porque, ao conhecer mais profundamente seus clientes atuais e em potencial, é possível entender de onde eles vêm, para onde podem e querem ir, como deve ser a comunicação que vai impactá-los – e fazê-la de forma totalmente personalizada -, quais produtos e serviços podem interessá-los e em quais momentos eles devem ser abordados. Como o nome mesmo diz, CRM é sobre criar bons relacionamentos.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa em qualquer estratégia de marketing digital. De custo relativamente baixo e grande alcance, ele proporciona uma boa experiência visual e interativa, diferente de outros tipos de comunicação.

Além disso, ele permite a obtenção de relatórios precisos de entrega, visualização e clique, indispensável para orientar tomadas de decisão e mudanças na estratégia.

Ter uma base de contatos própria e saudável é o ideal em uma campanha de e-mail marketing. A construção e manutenção dessa base é fundamental pelos seguintes motivos:

Por isso, para o sucesso a longo prazo é importante implementar uma estratégia CRM ao negócio. Ferramentas de disparo não possuem a inteligência capaz de personalizar a entrega da mensagem e conhecer a jornada com mais profundidade, além de não serem suficientes para a manutenção da saúde do domínio.

Implementando o CRM na sua empresa

Criar, implementar e manter uma estratégia de CRM são processos morosos, que demandam equipe dedicada. Por não disponibilizarem de funcionários e tempo necessários para esta operação, muitas empresas optam pela contratação de uma consultoria, já que, como explicamos neste artigo, os ganhos são muito significativos. A MailInbox é uma consultoria especialista na gestão e operação de e-mail marketing. Atuamos em:

Melhora de performance de mídia

Estratégia, segmentação, criação e programação de peças

Cuidado e manutenção da saúde do IP e do remetente de envios

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