É quase impossível falar de e-mail marketing sem falar de IP e remetente de envio. Para garantir um ótimo resultado em suas campanhas nesse canal, não basta apenas direcionar a mensagem certa aos clientes certos, ou adicionar um subject atrativo, é necessário que a tecnologia também esteja a seu favor.
Mas calma, isso não acontece aleatoriamente e nem com bruxaria. Uma boa reputação do seu endereço IP é conquistada com algumas boas práticas que abordaremos nesse texto. Siga conosco para entender tudo sobre o tema.
O conceito de IP dentro da tecnologia tem mais de uma aplicação e por isso, é necessário tomarmos cuidado para não confundir.
A sigla IP vem das palavras Internet Protocol, ou seja, o número de identificação do seu dispositivo conectado à internet. Nesse caso, o IP é como se fosse o “CPF” do seu computador, celular, tablet e etc assim que ele se conecta à web.
No caso de CRM, o IP não vem do seu dispositivo, mas sim, da ferramenta que é escolhida para realizar os disparos de e-mail marketing. Após uma série de configurações, o IP dessa ferramenta passa a estar atrelado ao domínio de remetente da sua empresa.
Nessa última situação, os IPs ainda se subdividem em dois grupos:
A reputação do IP refere-se à qualidade que o seu sender conquistou. Essa é uma das principais frentes avaliadas pelos provedores de e-mail, para decidirem onde irão entregar a sua mensagem.
Claro que o que todos querem é que esse disparo chegue diretamente na caixa de entrada do destinatário. No entanto, se a saúde do seu IP não estiver tão boa, é possível que os provedores o entreguem na caixa de spam, ou acredite, nem mesmo entreguem.
Cada provedor tem as suas próprias regras, mas alguns fatores são básicos e sempre levados em conta por todos eles:
Você provavelmente já ouviu falar do score de crédito, não é mesmo? Aquele número mágico utilizado no mercado financeiro para definir, de acordo com o seu histórico, se será possível te liberar crédito ou não.
Pois é, com a reputação do seu IP não é diferente! Tendo como base o seu histórico de remetente e as boas práticas adotadas durante esse período, a sua reputação pode ser boa ou não.
Hoje, diversos serviços online permitem avaliar a pontuação do seu IP e o quão longe do recomendável ela pode estar. O mais conhecido deles é o Sender Score, da Retun Path, que informa a indicação de confiabilidade do remetente, por meio de uma pontuação que vai de 0 a 100, além de contemplar um histórico de spam traps, spam complaints e etc. Sua única limitação é não contemplar o Gmail, dentre os domínios que são avaliados.
Além da Sender Score, outras ótimas ferramentas para medir a pontuação do seu domínio também estão disponíveis:
Sender Base: para uma análise mais aprofundada do seu IP, leva em conta questões como blocklists e web reputation.
Postmaster Google: Ao contrário da Sender Score, essa ferramenta é uma ótima pedida para o acompanhamento do Gmail. Para utilizá-la, é necessária a instalação no DNS do disparador. Nesse link você encontra o passo a passo para isso.
SNDS Microsoft: similar ao postmaster do Google, mas para checar a reputação específica dos provedores da Microsoft (por exemplo: Hotmail e Outlook) Ela também precisa ser configurada no DNS do domínio remetente.
Existem diversas ações que podem e devem ser implementadas, ao longo de todo o seu fluxo de CRM e que contribuem para a manutenção de uma boa reputação do seu IP e domínio
Aqui iremos te explicar apenas algumas delas:
O remetente A será prejudicado pelo outro, pois a reputação do seu IP compartilhado está sendo atingida. Não vale a pena correr esse risco, certo?
Temos certeza de que você já sabia que o e-mail marketing é um grande aliado dentro das estratégias de CRM das empresas, seja pela geração de leads qualificados, ou pelo seu potencial de participação também na geração de receita.
Porém, para que a sua efetividade seja garantida, é preciso ir além, e garantir que a saúde tanto do seu IP, quanto do seu domínio, estejam ótimas! Nós da Mailinbox somos especialistas na manutenção ou recuperação de domínios IP, além de todas as frentes que envolvem a boa gestão de e-mail marketing.
Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos alavancar os seus resultados.