O que é reputação de IP

e por que ela é tão importante?

É quase impossível falar de e-mail marketing sem falar de IP e remetente de envio. Para garantir um ótimo resultado em suas campanhas nesse canal, não basta apenas direcionar a mensagem certa aos clientes certos, ou adicionar um subject atrativo, é necessário que a tecnologia também esteja a seu favor.

Mas calma, isso não acontece aleatoriamente e nem com bruxaria. Uma boa reputação do seu endereço IP é conquistada com algumas boas práticas que abordaremos nesse texto. Siga conosco para entender tudo sobre o tema.

Antes de mais nada: o que é o IP?

O conceito de IP dentro da tecnologia tem mais de uma aplicação e por isso, é necessário tomarmos cuidado para não confundir.

A sigla IP vem das palavras Internet Protocol, ou seja, o número de identificação do seu dispositivo conectado à internet.  Nesse caso, o IP é como se fosse o “CPF” do seu computador, celular, tablet e etc assim que ele se conecta à  web.

No caso de CRM, o IP não vem do seu dispositivo, mas sim, da ferramenta que é escolhida para realizar os disparos de e-mail marketing. Após uma série de configurações, o IP dessa ferramenta passa a estar atrelado ao domínio de remetente da sua empresa.

Nessa última situação, os IPs ainda se subdividem em dois grupos:

E o que é a reputação do IP?

    • IP dedicado: aquele dentro da ferramenta será utilizado exclusivamente para um único domínio.
    • IP Pool: esse formato se trata de um IP compartilhado, adquirido pelo fornecedor da ferramenta. Ou seja, diversos domínios de diferentes empresas o utilizarão para os seus disparos de e-mail marketing. Essa possibilidade costuma sair mais em conta, mas mais para frente falaremos sobre os riscos dessa opção, siga conosco!

A reputação do IP refere-se à qualidade que o seu sender conquistou. Essa é uma das principais frentes avaliadas pelos provedores de e-mail, para decidirem onde irão entregar a sua mensagem.

Claro que o que todos querem é que esse disparo chegue diretamente na caixa de entrada do destinatário. No entanto, se a saúde do seu IP não estiver tão boa, é possível que os provedores o entreguem na caixa de spam, ou acredite, nem mesmo entreguem.

 Cada provedor tem as suas próprias regras, mas alguns fatores são básicos e sempre levados em conta por todos eles:

  1. A qualidade do conteúdo das mensagens que são enviadas;

  2. O  histórico de envios de e-mails feito anteriormente por esse mesmo IP;

  3. A quantidade de erros temporários ou permanentes que ocorrem quando o seu disparo é feito (em CRM, esses termos são conhecidos como softt ou hard bounces, respectivamente);

  4. Spam complaints: ou seja, usuários que reportam os e-mails de sua empresa como sendo spam;

  5. Engajamento: alguns provedores de e-mail conseguem monitorar o engajamento que você possui como remetente e em cima disso, limitar ou não a entregabilidade dos seus e-mails. Lembrando que quando falamos de engajamento aqui, o medimos por meio da taxa de abertura, clique e até a sinalização dos usuários de que o seu remetente é confiável.

  6.  Spam traps: quem? Calma, spam traps são as contas inativas de usuários, que os provedores (ISP’s) deixam propositalmente ativas nos servidores internos para identificar remetentes que estejam mandando e-mails para essas caixas, geralmente inativas há mais de 1 ano. Isso pode significar que o remetente não adotou um processo de limpeza e qualificação de suas bases de contatos.

Por que a reputação de IP é importante?

Você provavelmente já ouviu falar do score de crédito, não é mesmo? Aquele número mágico utilizado no mercado financeiro para definir, de acordo com o seu histórico, se será possível te liberar crédito ou não. 

Pois é, com a reputação do seu IP não é diferente! Tendo como base o seu histórico de remetente e as boas práticas adotadas durante esse período, a sua reputação pode ser boa ou não.

Hoje, diversos serviços online permitem avaliar a pontuação do seu IP e o quão longe do recomendável ela pode estar. O mais conhecido deles é o Sender Score, da Retun Path, que informa a indicação de confiabilidade do remetente, por meio de uma pontuação que vai de 0 a 100, além de contemplar um histórico de spam traps, spam complaints e etc. Sua única limitação é não contemplar o Gmail,  dentre os domínios que são avaliados.

Além da Sender Score, outras ótimas ferramentas para medir a pontuação do seu domínio também estão disponíveis:

Sender Base: para uma análise mais aprofundada do seu IP, leva em conta questões como blocklists e  web reputation.

 

Postmaster Google: Ao contrário da Sender Score, essa ferramenta é uma ótima pedida para o acompanhamento do Gmail. Para utilizá-la, é necessária a instalação no DNS do disparador. Nesse link você encontra o passo a passo para isso.

 

SNDS Microsoft: similar ao postmaster do Google, mas para checar a reputação específica dos provedores da Microsoft (por exemplo: Hotmail e Outlook) Ela também precisa ser configurada no DNS do domínio remetente.


Quais práticas podem ser adotadas para melhorar o IP?

Existem diversas ações que podem e devem ser implementadas,  ao longo de todo o seu fluxo de CRM e que contribuem para a manutenção de uma boa reputação do seu IP e domínio

Aqui iremos te explicar apenas algumas delas:

  1. Manter as suas bases de disparos de e-mails limpas e atualizadas, além claro de coletar dados de forma própria e não comprar bases disponíveis por aí. Lembram-se dos spam traps que falamos acima? Fazendo isso, você os evita!

  2. Não realizar disparos massivos e sim, organizá-los em lotes menores e mais segmentados;

  3. Incluir um link de descadastro opcional em todos os seus e-mails disparados. Essa além de ser uma boa prática, é uma exigência dos provedores para que o seu e-mail caia na caixa de entrada do usuário.

  4. Utilizar um IP dedicado: lembra-se quando falamos dele no início do texto? Isso significa que aquele IP será utilizado apenas pelo seu remetente e que você o terá exclusivamente para os seus disparos.

  5. Para entender melhor, imagine que os e-mails de um remetente A são enviados pelo mesmo IP compartilhado do remetente B. O primeiro possui boas práticas para manter uma boa reputação e o score alto, mas o segundo não possui uma correta política de captação ou rotina de higienização de bases, como falamos acima. Certamente, o remetente B receberá reclamações spam. 

O remetente A será prejudicado pelo outro, pois a reputação do seu IP compartilhado está sendo atingida. Não vale a pena correr esse risco, certo?

Temos certeza de que você já sabia que o e-mail marketing é um grande aliado dentro das estratégias de CRM das empresas, seja pela geração de leads qualificados, ou pelo seu potencial de participação também na geração de receita.💰💰

Porém, para que a sua efetividade seja garantida, é preciso ir além, e garantir que a saúde tanto do seu IP,  quanto do seu domínio, estejam ótimas! Nós da Mailinbox somos especialistas na manutenção ou recuperação de domínios IP, além de todas as frentes que envolvem a boa gestão de e-mail marketing.

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